[Tutorial] Lentes de contato: como usar e cuidar

Resolvi fazer um mini-tutorial com todas as instruções mais básicas acerca de cuidar das lentes. Através de perguntas de clientes e dúvidas no fórum do Cosplay Brasil, eu percebi que muita gente não sabe como usar ou cuidar das lentes, ou faz errado. O ideal é sempre entrar em contato com seu oftalmologista, já que a pessoa mais correta para dar estas instruções é ele.


Os olhos são extremamente delicados, é necessário sempre ter muito cuidado quando se lida com eles. Por isso, qualquer problema, qualquer coisa estranha que esteja acontecendo, peça ajuda ao seu oftalmologista.

Eu usei lentes por cerca de 7~8 anos (com grau), então neste período aprendi "um pouco" sobre o assunto. Então, aqui vão as minhas dicas pessoais e instruções, sendo que a maioria delas aprendi com meu oftalmologista.

1. Comprei minhas lentes. Preciso de mais alguma coisa?
Sim. O primeiro passo é ir até a farmácia e comprar:
~ soro fisiológico
~ solução de limpeza (marcas como Renu ou Opti-Free são as melhores)
~ estojo para as lentes (algumas lentes já vem com um de brinde, e algumas soluções de limpeza também)

2. Minhas lentes tem prazo de validade. A partir de quando começam a contar?
A partir do momento em que você abrir o lacre da embalagem dela.

3. Posso tirar minhas lentes da embalagem e já colocar nos olhos?
Não! O ideal é deixar algumas horas mergulhadas na solução de limpeza, no estojo dela, como se fosse guardar. Deixe de um dia para o outro, para não se preocupar. Depois, siga as instruções a seguir.


4. Sempre lave as mãos antes de manusear as lentes, ou tocar em seus olhos. SEMPRE.

5. Antes de colocar as lentes nos seus olhos, sempre lave ela com soro fisiológico.
Isto serve para tirar qualquer resíduo, seja uma sujeirinha ou então a própria solução de limpeza.
Para pessoas inexperientes, o ideal é usar um pires (aquele pratinho para colocar a xícara em cima). Derrame soro fisiológico no pires, depois coloque as lentes dentro, você pode mexer um pouquinho para se certificar de que toda parte da lente teve contato com o soro fisiológico. Pessoas mais experientes com o uso das lentes podem fazer este processo na palma da mão.

6. Acabei de colocar as lentes e estou sentindo um desconforto/dor. O que faço?
O primeiro passo é tirar as lentes, e repetir o processo de limpeza com o soro fisiológico. As vezes a toalha que você usou para enxugar as mãos soltou um fio, que passou das suas mãos para as lentes, e daí para os olhos. Ou então um cílio pode ter caído nos seus olhos. Qualquer coisa assim incomoda muito mais quando se está usando lentes.
Se o problema persistir, entre em contato com seu oftalmologista, e não use as lentes até a consulta.

7. Por quantas horas posso usar as lentes?
Depende da lente, muitas tem um período especificado. Porém, a maioria das circlelens e outras lentes com cor, sugere-se a utilização por apenas 4 horas. Isto porque, por ter coloração, a quantidade de água nestas lentes é muito menor que as sem cor, e isso diminui a oxigenação dos olhos.
Se começar a sentir coceira, desconforto ou embaçar, é hora de tirar as lentes!
E sim, quanto maior a quantidade de água (é em %), mais confortável é a lente, e você poderá utilizá-la por mais tempo. Porém, as lentes com cores mais fortes e vibrantes geralmente tem uma quantidade menor de água.

8. Como faço para guardar as lentes?
É para isto que serve a solução de limpeza. Depois de tirar as lentes nos olhos, guarde-as no estojo para lentes, mergulhadas completamente na solução de limpeza. É esta solução que vai matar qualquer organismo ou célula viva que tiver nas lentes.
O correto é trocar a solução de limpeza diariamente, mesmo sem o uso. Porém, há pessoas que dizem que é possível trocar apenas duas vezes por semana, nos meses em que não estiver usando as lentes. Mas toda vez que utilizar as lentes, tem que trocar a solução de limpeza.

9. Preciso ter algum cuidado com o estojo para lentes?
Sim. É indicado lavá-lo de tempos em tempos, com água morna. Sempre utilize-o completamente limpo.

10. Posso usar água para lavar minhas lentes?
As lentes nunca devem entrar em contato com água. Use sempre os produtos específicos para as lentes. A água literalmente seca uma lente, inutilizando-a.


Este foi um mini-tutorial básico. Deixem suas outras dúvidas nos comentários, já que pretendo fazer mais tutoriais de lentes de contato! ^^v

Lembrando que a Moe Moe Tiger Store não se responsabiliza por problemas ocasionados pelo mau uso das lentes de contato. Consulte sempre seu oftalmologista!


23 comentários:

Daysy disse...

Otimo tutorial, bem simples e objetivo e bem escrito. Nao uso lentes mas se usasse Ja saberia como lidar com elas :)

Hime Himura Voigt disse...

Obrigada pelo tutorial!

Só tenho uma pergunta... existem lentes tóricas coloridas pra cosplay (tipo roxa, rosa, vermelha, com desenho, etc)?

Uso lentes tóricas, pois tenho astigmatismo... Mas, o máximo que consegui foram verdes, azuis, cor-de-mel e cinzas bem comuns...

Taty chan disse...

Ficou ótimo o post ! *-*

E sobre colírio? Você usa algum específico? :DD Sei que tem que ser um especial pra lentes, mas queria saber uma marca boa, pra quando nosso olho fica meio desidratado !

Dicas e Download disse...

Taty, em relação ao colírio eu uso o Systane, ele lubrifica o olho e alivia os sintomas de desconforto causados pela lente, pode ser usado com ou sem a lente.
Espero ter ajudado.

Izayoi disse...

Dizem que as lentes semi-rígidas tem um "prazo de validade". Você pode usa-las por um período de mais ou menos 2 anos, isso é verdade ou é mito?

Moe Moe Tiger Store disse...

Sim, toda lente tem uma duração. Mas nunca vi uma lente de contato com duração maior que um ano. Isso depende do modelo e marca da lente, varia entre lentes diárias, 30 dias, 60 dias, 6 meses ou 1 ano. Veja o item 2 deste tutorial.

Isabela disse...

A lente branca é uma cor intensa e vibrante ou é daquelas que tem mais água? ^^

Martyta disse...

Muito legal, seu tutorial! Parabéns!
Sempre bom saber de quem tem experiência na prática, pois às vezes não conseguimos entender se certas opiniões são mito, ou marketing das empresas para venderem seus produtos. Então vim aqui para saber sua opinião sobre o soro fisiológico, pois sou usuária de lentes tóricas, relativamente recente e já tentei vários colírios, mas sempre me causam alergia e ardor, e por fim tentei o soro, que me deu um super conforto qdo já estava desistindo de usar as lentes. Porém, sempre escuto opiniões contra o uso do mesmo como substituto do colírio, mas todas sem embazamento. O que vc acha? Não seria apenas p/enxaguar as lentes e sim para usá-lo como colírio. Bjão e obrigadinha.

Moe Moe Tiger Store disse...

Oi Martyta! Como eu só tenho experiência prática, e nunca precisei de colírio, não tenho certeza. O soro parece que ajuda a lubrificar sim, mas não sei se realmente pode substituir. Acho que isso é um assunto que você precisa conversar com seu oftalmologista, apenas ele pode dizer se está certo ou não.

LaeesMattos disse...

Se eu só der uma abridinha na embalagem, limpar com soro, experimentar só pra ver como fica e colocar de volta na solução q veio, faz mal?

Anônimo disse...

tem que colocar soro nos olhos antes de por a lente?

Anônimo disse...

Acabo de perceber que fazia tudo errado com as minhas lentes. '-' Vish. -qq

Julia Omori disse...

Ótima postagem! Exclareceu muitas duvidas.
Uma restou: em eventos de animes, os cosplayers costumam a usar as lentes coloridas, ok.
Vc disse q n é recomendavel usar por mais de 4h, porém num evento geralmente eles ficam desde o inicio ao fim (pelo menos eu).
Nesse caso, seria recomendável usar colirio?
Em lentes coloridas com grau, existe uma diferença nos cuidados ao utiliza-las?

Moe Moe Tiger Store disse...

Oi Julia!
Então, realmente não é indicado usar um evento inteiro, no máááximo por 6h. Como se usa só uma vez ou outra, acaba não fazendo muito mal. Mas provavelmente muitos sentem a vista embaçada no final do dia.
Em relação ao colírio, realmente não sei informar, teria que verificar com o oftalmologista.
As lentes coloridas com grau não tem diferenças de cuidados. ^^ Na verdade lentes normais ou coloridas também não tem diferença nos cuidados. A única diferença é no uso: lentes coloridas oxigenam menos os olhos, então tem que usar por um período menor.

Anônimo disse...

Bom daqui a dois meses tenho um evento pra ir e estou empolgada e minha lente já vai chegar e queria saber quanto tempo posso usar ela no evento porque eu fico o dia todo até acabar começa de 10 da manhã e termina quando ultimo show acaba que é mais ou menos uma hora da manhã (é a primeira vez que vou usar lentes no evento)

Anônimo disse...

Ps: queria saber se poderia haver um intervalo de uso nas horas

Moe Moe Tiger Store disse...

Olá! Respondendo ao comentário acima.
Primeiro, se você nunca usou, tem que ir usando por um período maior por vários dias. No primeiro usa 15min, depois em outro dia usa 30min, depois em outro dia usa 1h, e assim vai. É melhor até que não sejam dias seguidos, para não forçar demais os olhos.
Segundo, o ideal é colocar lentes sempre antes da maquiagem, e não depois. Então você pode sim usar, tirar, e depois colocar de volta, se não estiver usando maquiagem. Se estiver, o certo é depois tirar toda a maquiagem, colocar as lentes, e colocar maquiagem novamente.
E por último: o ideal é não usar as lentes coloridas por mais de 4h. Eu diria que até 6h seria ok, mas bem verdade que quem vai sentir é você. Quando a lente começar a irritar, nublar a visão, ou incomodar de qualquer forma, significa que passou da hora de tirar. Não é bom de jeito nenhum passar de 8h com lentes coloridas, porque elas diminuem a oxigenação dos olhos.
Para usar mais tempo (mais de 4h) poderia usar um colírio para ajudar no conforto, que deve ser receitado por um oftalmologista, e APENAS por ele.
Em resumo: pergunte ao seu oftalmologista, ele vai poder te ajudar melhor e até indicar algo para usar e poder prolongar as horas de uso de lentes no dia. ^^

Anônimo disse...

CUIDADO COM SUAS DICAS !!! Não é recomendado lavar as lentes no soro fisiológico! Elas devem ser lavadas somente com a solução específica e a mesma deve ser trocada diariamente no estojinho. Muitos soros fisiológicos encontrados em farmácias podem conter componentes tóxicos perigosos aos olhos. Sei que sua atenção foi ajudar mas precisa se informar mais a respeito...

Anônimo disse...

Retificando: Sei que sua * intenção* foi ajudar.

Henriquue Felix disse...

Vou pela a primeira vez em um evento de animes e nunca useii uma lente antes alguem poderia me dar umas dicas?

Henriquue Felix disse...

Vou pela a primeira vez em um evento de animes e nunca useii uma lente antes alguem poderia me dar umas dicas?

Marli disse...

Muito bom! Eu uso lentes de contato de cor estava pesquisando parei para ler muito aprendi e pelo que eu li se eu não usar as lentes por dois ou três dias eu devo assim mesmo trocar o liquido das tentes mesmo que eu não a braba o estojo coreto!

Gabriela M. disse...

Post bastante informativo e interessante. Obrigada :)

Postar um comentário