[Tutorial] como fazer capas para botas

Acho que este é um dos problemas mais comuns entre os cosplayers: encontrar o sapato ideal para o personagem. Algumas vezes é simples, em outras o sapato é muito específico e fica muito caro comprar ou até mesmo impossível de encontrar. Geralmente recorremos a cosmakers que saibam fazer sapatos, que é uma forma fácil, certa (fica lindo *-*), porém cara.
Então, para evitar que alguns cosplayers usem All Star no cosplay, aqui vai a tradução (livre, com comentários) de um tutorial MUITO bom para fazer capas para botas, que encontrei no blog de uma cosplayer.

Este tutorial ensina a fazer botas?
Não. Você precisa ter uma bota ou um sapato. Este tutorial ensina a fazer capa para botas, para que possam ser coladas ou colocadas no sapato/bota. Alguns exemplos:



Materiais:
~> sapatos ou botas do seu tamanho
~> tecido com bastante elasticidade. Compre o dobro do tecido que achar necessário.
Nota do Tigrinho: já usei courino (imitação de couro), que não é elástico, e funcionou bem!
~> pistola de cola quente
~> material de costura (ou uma costureira)
~> zíper
~> papel (pode ser qualquer papel: de jornal, papel pardo, ou o que for: é apenas para o molde)
~> giz de quadro-negro (ou lápis, ou caneta)

1. O sapato-base:
Você precisará de um sapato (ou bota) para usar como base. Quase todas as capas são coladas em cima do sapato, então use um velho que não se importe em arruinar, ou então compre um usado/barato.
É possível alterar isso (para não precisar usar cola) fazendo uma aba na sola do sapato (deve ter de um material anti-derrapante). Para isso, o tecido DEVE ser bastante elástico, senão vai ficar caindo.
O que deve ser considerado na hora de escolher o sapato:
- formato da ponta
- formato e altura do salto
- a forma como a bota é fechada
- flexibilidade
O ideal é não ser nada que precise amarrar (tipo coturnos) nem nada que vá aparecer através do tecido. Quanto mais liso melhor.

2. Modificações no sapato:
Nesta parte, você deve fazer qualquer modificação necessária no sapato, como pintar e cortar. Na foto, a cosplayer pintou a sola do sapato (era um tamanco) de branco. Ela fez várias camadas, e foram vários dias pintando e esperando secar para a próxima camada.
Nota do Tigrinho: Se precisar adaptar o sapato para que a capa funcione, esta é a hora. Na bota que fiz, eu tive que cortar parte do cano da bota (era de um couro elástico e fino) para que não aparecesse acima da capa (afinal a capa era para uma bota mais curta que a bota que eu tinha).

3. Marcar o tecido:
Vestindo o sapato, você deve dois pedaços de tecido (um de cada lado), e ir marcando com alfinetes onde deve ser costurado. Aqui a elasticidade do tecido vai ajudar bastante, evitando erros. Mas tente fazer da melhor forma possível, lembre-se de verificar se é possível andar com aquele tecido daquela forma, se precisa deixar mais folgado em alguma parte, etc. 
Nota do Tigrinho: Cuidado para não se espetar com os alfinetes! ^^'
Quanto estiver satisfeita e tiver certeza das marcas, marque ao longo dos alfinetes com giz de cera ou outro tipo de caneta removível no tecido (para não ficar marcado para sempre).
Nota do Tigrinho: Quando eu fiz, eu não tinha nenhum tipo de caneta especial que saísse do tecido. Então, na hora de colocar o tecido ao redor da perna, eu coloquei ele com o lado avesso para fora. Assim, pude marcar com caneta (usei canetinha hidrocor porque fixa mais fácil e aparece bastante) sem ter medo de aparecer: afinal ficou do lado de dentro da bota.

3B. Botas multicolores (opicional):
Para botas de mais de uma cor, você terá que medir cada parte separadamente. Portanto, terá que marcar no próprio sapato-base para lembrar onde fica cada parte.
Tenha paciência: esta parte pode ser bastante complicada, principalmente se fizer separadamente a parte da frente (da ponta do sapato), onde tem muitas curvas.
Lembre-se de marcar, dentro de cada pedaço de tecido, o que ele é, e de qual sapato refere-se (esquerdo ou direito), para não se confundir.




4. Passando para o papel:
Pegue todas estas partes de tecido que você marcou e passe para o papel. Corte na área que marcou e coloque uma sobreposta a outra para que as partes de trás e de cima sejam iguais (marcado como "same" na imagem). Se necessário, melhore as linhas para que fiquem iguais (use réguas). A única parte que deve ser diferente é da sola (marcadas como "different" na imagem). Lembre-se de verificar qual é o lado de dentro e de fora do sapato e marcar nos moldes para não se confundir depois. Por dentro e fora, quero dizer o lado esquerdo e direito de cada bota (e não avesso).
Agora passe este molde novamente para o tecido, ajustando de acordo com os moldes melhorados.


4B. Botas de mais de uma cor:
Antes de cortar o tecido, você pode querer dividir os moldes em diferentes cores e desenhos. Faça isso, depois passe as diferentes cores para moldes diferentes para que possa ter sobreposição de cada um deles (com sobra para a costura, pouco mais de 1cm é o bastante, mas faça como achar melhor). Deixe tudo numero e organizado para não se perder no meio de tanto tecido. Desenhar um quadro para si mesmo (como na imagem ao lado) é uma boa idéia, assim você segue o guia que você mesmo montou. Verifique onde o zíper vai ficar.

Quando cortar o tecido, é muito importante saber onde cada pedaço vai. Você pode usar giz de cera (na parte de dentro do tecido) ou até fita para anotar. Depois de pronto, todos os pedaços parecerão iguais e isso vai evitar muita confusão.

Costure o tecido de acordo com o seu guia. Lembre-se de que, para tecidos elásticos, deve-se usar agulha específica.
Nota do Tigrinho: O meu tecido não tinha elasticidade alguma, então pude costurar a mão! Levou muito tempo (e paciência), porém consegui um bom resultado. Lembre-se de costurar a parte de dentro, não de fora, para que não apareça a costura depois! Outra dica é levar numa costureira para que ela possa fazer esta parte. Se você tiver feito o seu guia em papel, leve para ela que vai ficar muito mais fácil.
Depois de costurar, é hora de colocar o zíper, que pode ser um comum ou invisível, dependendo do aspecto final desejado.

5. Colando a capa no sapato:
Aviso: muita paciência nessa hora!
Vire a capa do avesso e coloque ela na base do sapato, fixando de uma forma que sirva bem.
Cole entre a capa e a costura entre o e a sola. Use cola quente, porque ela tem certa precisão e seca rápido. Não é recomendado nenhum tipo de cola que não seque rápido. Cuidado para não se queimar nem deixar muita cola aparecendo para fora do sapato!
Nota do Tigrinho: Usei cola quente no meu e a cada evento eu tenho que passar novamente - sempre descola. Acho que a cola quente + couro que não tem boa aderência. Minha proposta é pedir para um sapateiro de confiança (e barato) usar um pouco de cola de sapateiro nesta parte. Da mesma forma que faria com a costureira, lembre de levar tudo muito bem explicado para ele saber o que fazer.
Quando a cola secar, vire a capa para cima do sapato, e assim ela ficará do lado certo. A costura da capa vai estar do lado de dentro dela, e a costura do sapato estará escondida. Porém, virar a capa é bastante complicado, e é por isto que o tecido deve ter bastante elasticidade e o sapato flexível. Vá com calma e tente manter estáveis as áreas coladas, deixando esticar apenas o resto da capa.
Nota do Tigrinho: Como eu não usei um tecido com elasticidade alguma, eu pulei a parte de colocar o tecido do avesso. Coloquei ele diretamente em cima do sapato, de cima para baixo, e encaixei o máximo que pude. Aí fui abrindo os cantinhos de baixo aos poucos e colando.


Resultado final das botas da cosplayer:

E esta foi o resultado da capa de bota que eu mesma fiz, para o cosplay de Jam:



16 comentários:

Aline von Hohendorff Maas disse...

legal! =]

♔Anime Daiki♔ disse...

ADOREI o tutorial! Ajuda muito quando der vou te pedir uns pra por no blog e é claro deixo referencia da Moe nele ;**

Bjus LInda!

Anônimo disse...

ta e no caso so salto ali na bota preta com branco como faz?

Anônimo disse...

DEvemos colar na parte superior ao salto, é isso? em vez de colarmos na parte da sola?

Moe Moe Tiger Store disse...

A princípio o ideal é colar dos lados, e não embaixo da sola. Mas dependendo do sapato pode ser necessário deixar uma aba embaixo para colar no meio (entre o salto e a sola, embaixo), ou até mesmo na parte inteira da sola. Vai depender do que for melhor para cada caso.

*Aramati* disse...

O Tute mais salva vidas de cosplayer q ja vi XD ashuahs

Lυffa desυ \(≧ω≦)/ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

caramba muito bom mesmo, me ajudou bastante, obrigada ^^

Anônimo disse...

Muituo bom!

Mitsu Hitake disse...

Cara será que teria como fazer um tutorial de " Como fazer sua roupa Jedi" xD é que estou muito sem ideia de como começar

Rafha Freitas disse...

Ow demais esse tutorial, muito obrigado!!

cristiana hunter disse...

Qual tecido usado na bota preto e branco?

b.Anne disse...

Para botas mais altas eu recomendo usar silicone na borda para que tenha maior aderência na perna, como em meias 7/8. Mas, cuidado: tem gente que eh alérgica a silicone e n'ao sabe, teste antes por algumas horas.

Matheus Carmo disse...

quero fazer uma de snk, mas queria saber se tem um jeito de deixar ela bem colada no sapato p nao ficar folgado em cima, to usando courvin ...

Layane Mendes disse...

Quero que tu faça pra mim!!!!
*.*

Layane Mendes disse...

Quero que tu faça pra mim!!!!
*.*

Postar um comentário